||         Modalidades | Natação

LINK'S DO GINÁSIO
QUANTOS SOMOS
ONDE ESTIVEMOS
BIBLIOTECA





 

 

 

RELATÓRIOS DA DIRECÇÃO

NATAÇÃO


Na Piscina - Praia: Isabel Barrué e Carlos Otão
nos Jogos Luso-Brasileiros (1960)

O Ginásio esteve presente na primeira prova de natação realizada em Portugal, em 14 de Outubro de 1906.
Venceu Artur Rumsey, do Velo Clube do Porto, e o nadador ginasista António Monteiro classificou-se em 2º lugar; na mesma ocasião venceu o Concurso de mergulho, defrontando Carlos Gago Coutinho, que viria a ser o famoso herói da 1ª Travessia aérea do Atlântico Sul.
Em 1907 o Ginásio foi um dos fundadores da Liga de Natação, constituída também por clubes de Lisboa, Porto e Aveiro.

 

Em 1953 a inauguração da Piscina Praia possibilitou a reorganização da Secção, que nos oito anos seguintes conheceu um extraordinário desenvolvimento, a ponto de em 1961 dominar a natação distrital, com 37 títulos conquistados entre os 41 possíveis nos Campeonatos da Associação de Coimbra. Nesta fase, distinguiram-se os campeões nacionais Isabel Barrué, Carlos Otão e Paula Lemos, os dois primeiros atingindo a internacionalização.

Mesmo durante o período em que a actividade se centrou na Piscina Praia, as provas de rio continuaram a marcar o início da época, pois aquela piscina só abria normalmente em Junho.

Foi assim com a Meia Milha* (12 edições entre 1956 e 67), os 500 metros do Mondego (1957-69) e a Travessia do Mondego (1957-63).

O Ginásio salientou-se também nos saltos de alto voo e trampolim, nos anos de 1954, 55 e 58, nos quais foram campeões nacionais Mário Grilo, Teixeira Duarte, José Ataíde e João Bastos.

Entre 1956 e 59, uma equipa de nadadores salvadores (amadores) do clube prestou serviço no posto do Instituto de Socorros a Náufragos da praia da Figueira da Foz, chefiada por Edmundo Barrué (56 a 58) e Joaquim Sousa (59). Vários dos seus componentes foram distinguidos com condecorações daquele Instituto, como também se verificou com o próprio clube, no 15º Aniversário (1967) da reorganização da Secção.

Entre 1966 e 71 organizou cinco edições do Torneio Nacional “Primeira Braçada”, evento de grande impacto para divulgação da modalidade, o qual abrangeu 17 localidades do País, de Miranda do Douro até ao Funchal, passando por Porto e Lisboa.

Com a inauguração, em 1972, da piscina coberta e aquecida, o Ginásio tornou-se o único clube da cidade a dedicar-se à natação. Logo os resultados começaram a reflectir as novas condições de trabalho e atletas como Joaquim Pitorra e José Martins Pereira atingiram o primeiro plano nacional.

Na década de 80 a natação do Ginásio, seguindo o panorama regional, sofreu uma quebra profunda, com esporádicas aparições no âmbito nacional.

Regressou aos títulos nacionais em 1990 com António José Rolo (actual director da Secção), seguindo-se Maria João Neves e Melania Ramos em 1991, Ana Rolo em 1992, Patrícia Silva em 1994, João Pedro Neves em 1997 e 1998, Rui Carrito e João Pedro Neves em 2000 e Pedro Oliveira em 2002.

Mais recentemente, distinguiram-se os seguintes Campeões de Portugal: Solange Azevedo (2006), Tatiana Santos (2009), Mário Pereira (2010) e Ana Estevinha (2011).
A criação da Classe de Masters constitui outra mais valia da Secção, com a conquista de vários títulos nacionais e relevante participação internacional.

 

* Já em 1928 fora realizada a Meia Milha do Mondego (Taça Diário de Notícias, que registou 5 edições)

Fevº. 2013

APOIOS E PARCERIAS

APOIOS






























 


   FIGUEIRA DA FOZ

CENTRO CLÍNICO
Pedro Santos & Filhos Saúde,
 
Lda. 


Informática

 

 

 

DESCONTOS
AOS SÓCIOS


DRA. EMILIA  FALCÃO
DENTISTA


Consultório POLIVALENTE
DE S. JULIÃO



Clinica da Lapa





















 




FARMÁCIA CENTRAL




 

 

PARCERIAS
DESPORTIVAS









CNFF CLUBE NÁUTICO
DA  FIGUEIRA  DA  FOZ


 

 

 

 

ACORDOS
CULTURAIS

 


MEDIA
PARTNERS



 

 


 

ORGANOGRAMA
GINÁSIO SOLIDÁRIO
 
REVISTA ANUAL